Alimentar a curiosidade nata que as crianças possuem pelo mundo que as rodeia.
Sabemos da fascinação que as imagens, sons, odores, toques e degustações produzem nelas. Seguimos a teoria da pedagogia moderna, que acredita que uma verdadeira educação passa pelos cinco sentidos.
O fio condutor dos encontros baseia-se sempre em um tema, através dele combinamos música, brincadeiras, arte, estórias, histórias, geografia, ciência, teatro, jogos e comida, tudo relacionado com a cultura brasileira.
A ambientação do dia se dá de acordo com a temática escolhida, realizando uma interação da criança com seu meio, proporcionando um aprendizado mais profundo.
Quanto mais a criança adquirir a consciência de um ambiente, tanto mais lhe despertará a espontaneidade e a curiosidade sobre ele, estabelecendo novas relações e comunicando-se mais facilmente com os demais.
No dia do índio por exemplo, as crianças aprendem algumas palavras em tupi-guarani, através da música e de estórias; escutam histórias de personagens indígenas, teatralizam-na; brincam de caçar e de pescar; depois comem comidas feitas de milho, mandioca e frutas tropicais; e assistem um filme sobre o assunto.
As crianças concretizam o tema do dia de forma ativa e prazerosa. As brincadeiras estímulam-as a utilizar a língua portuguesa e de ter noções gerais sobre o pais.