Alecrim Brasil

Histórico


Brincadeiras


Katcha e Eduardo


Logo Alecrim feito por Márcia

Carla e Johannes


Cineminha: Sítio do Picapau Amarelo


Alecrim 1 ano

A iniciativa surgiu em 2006 de mães brasileiras residentes em Bruxelas. Carla Freericks sonhava em fazer um encontro entre mães e crianças para cantar cantigas de roda e celebrar nossas datas históricas e folclóricas. Isoldi Haartmaan se encarregou de encontrar um lugar para se reunirem, e com o projeto em mãos conseguiu o apoio da Embaixada do Brasil- foi cedido um horário semanal e o apoio logístico, para que o encontro se realizasse. Carla reuniu a comunidade brasileira, e colocou-o em andamento: fez um círculo de almofadas nas cores da bandeira do Brasil, e cantou canções infantis com as crianças. Ela se baseou em um trabalho desenvolvido pela comunidade alemã no exterior, que se reúne para cantar canções infantis tradicionais alemãs para seus filhos, dando assim, continuidade a seus laços culturais. Fez então algo parecido, mas com as canções e tradições brasileiras. E desde o dia 11 de outubro de 2006 o encontro se realiza na Casa do Brasil em Bruxelas.

Os primeiros encontros, sempre animados, feitos por Carla Freericks, conseguiram a adesão da arte-educadora Katcha Donida Osório. Aos poucos o Alecrim foi formando sua própria identidade e estreitando laços de amizade entre todos os participantes. A medida que o projeto foi se concretizando, montaram a ludoteca e a biblioteca infantil, onde contaram com o apoio da comunidade local, recebendo muitas doações. O aumento de interesse por parte do público, e a expansão do projeto para Cingapura, resultou um incremento da logística na Casa do Brasil, a instalação do cineminha Alecrim (sessão de cinema infantil brasileiro).

Depois de um ano de sua implementação, o Ministério das Relações Exteriores Brasileiro concedeu uma verba anual, para compra de materiais diversos. Esta verba vem se renovando e aumentando de ano para ano.

Várias professionais contribuiram para a concretização e animação do projeto Alecrim: A designer Márcia Moro que elaborou o logo do Alecrim. A fotógrafa Simone Krunas que produziu fotos para publicacao do Alecrim. A cantora Úrsula Azevedo com suas músicas e danças, e posteriormente com a organização dos encontros semanais. A fisioterapeuta Jociene Durain. A Laila Espinoza que ... A Juliana Rotta que ...